sábado, 6 de abril de 2013

Estática

Ai você ve aquele monte de neve, aquele monte de água na rua (é, um dia a neve derrete e fica tudo parecendo um rio) e pensa: "o lugar deve ser húmido", não? Não! Bom, se só eu pensei isso, desculpe minha ignorancia. Mas o fato é que Edmonton é uma cidade seca, muito seca. Húmidade aqui não existe. Ah, até pode ser que na rua e etc não seja tão seco. Mas dentro de casa? Aquecedores ligados 24h por dia e pronto, seco, tudo seco. É até engraçado a quantidade de choques que você leva de graça ao tocar em maçanetas, outras pessoas, ou coisas metálicas. Mas, com o tempo você acostuma. Outra cena engraçada acontece quando você tira as roupas da máquina de lavar...


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Edmonton Bicycle Commuters' Society

Uma coisa realmente interessante aqui em Edmonton é a Edmonton Bike Commuters' Society.



Da pra descrever o lugar como uma oficina de bicicletas comunitária onde você mesmo repara a sua bike! Fui lá a algum tempo atrás comprar uma garupa para a minha bicicleta (30 dólares em uma loja, lá achei uma usada por 5 dólares!). Os kras vendem várias peças, novas e usadas a preços muito baixos. A oficina é completa e você paga uma tarifa por hora para usar (se você for membro paga 2.5 CAD por hora para usar a oficina e todas as ferramentas). Realmente algo legal. Isso seria algo muito legal de se ter no Brasil, principalmente em São Carlos com um número grande de estudantes. A oficina em que eu fui é perto da Whyte Avenue (e também da Universidade de Alberta) como mostra o mapa ai embaixo. Tem mais uma oficina no centro, o mapa você acha no site da EBCS.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

William Wood Residence

Embora não seja uma cidade antiga (Edmonton começou a ser considerada uma cidade em 08 de outubro de 1904, de acordo com a wikipedia) Edmonton possui alguns lugares históricos. Se você não prestar atenção pode nem se dar conta. Um exemplo disso é a William Wood Residence ou William Wood House localizada na 106 St proximo com a 74 Ave. Embora não tenha nada de muito especial e pareça uma casa normal, ela possui uma pequena plaqueta do lado de fora que descreve a residência como uma casa antiga e conservada da região que demonstra o estilo de construção predominante na época em que o bairro surgiu (Queen Alexandra). Se você andar por Old Strathcona ou mesmo perto da universidade e prestar atenção vai perceber que várias casas ou construções possuem placas parecidas. Algumas histórias são realmente interessantes ;)

A casa em si, com a placa na frente da cerca.

A placa que eu disse, em frente a casa.

Ah Canadians, vai entender.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Edmonton Public Library (EPL)

Uma das coisas legais aqui em Edmonton se chama EPL! A Edmonton Public Library é realmente uma biblioteca fenomenal. Você paga uma tarifa de 12 CAD por ano (se você tiver o OneCard da Universidade de Alberta sai de grátis, na faixa, 0800 mesmo). Mas por que ter um cartão de biblioteca? Ah meu amigo, ai começam as diferenças e sutilezas (nem tanto) com relação as bibliotecas do Brasil. São mais de 10 branches (filiais) da biblioteca espalhadas pela cidade (eu frequento a Strathcona Branch). Mas e se um livro que eu quiser estiver em outra biblioteca do outro lado da cidade? Simples, você solicita ele pelo sistema, diz em qual biblioteca quer pegar e eles providenciam pra você. Quanto o item estiver disponível na sua branch de preferência eles te mandam um email avisando e você vai buscar. Maravilha!

Frente da Strathcona Branch
Ai você fala, ok, mas eu nem leio tanto assim. Ah camarada, você assiste filmes? Escuta música? Gosta de documentários? Pois é, eles tem TUDO isso! Você pode alugar (empresar na verdade, porque não há custo nenhum) filmes por uma semana, renovar e etc. Enfim, locadora em Edmonton, pra que? Você tem a EPL. Eles ainda tem ebooks (eles até emprestam um ereader pra você), audiobooks, enfim, vale muito a pena conferir. Eu achei legal a experiência de voltar a olhar as prateleiras e descobrir filmes e livros, pegar, cheirar, olhar e levar pra casa. Torrents, P2P, downloads ilegais? De verdade, com a seleção que essa biblioteca oferece, você não vai precisar baixar nada enquanto estiver em Edmonton.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Café, pra que Café?

Ah, café. Em qualquer canto que você vá no Brasil tem sempre um cafézinho lhe esperando. De "grátis", na faixa, maravilha. Por mais que a qualidade não seja tão boa, ainda é café. Se você espera beber o mesmo tipo de café no Canadá é melhor desistir da idéia. Café aqui é caro amigo. Starbucks? HAHA! Você paga no minimo 3 dólares por um chafé, isso mesmo, aquele chafézão que no Brasil ninguém quer. Existem alternativas mais baratas. Se você for ao Tim Hortons, por exemplo, encontra chafés a preços módicos, mas ainda é chafé. Se não pode com eles, junte-se a eles, certo?

Pois bem, pelo menos as alternativas no que se diz respeito a chás não deixam a desejar por aqui. Enquanto isso, um canadense que for ao Brasil irá encontrar somente o nosso popular chá mate (e provavelmente vai reclamar a respeito da falta de diversidade de chás assim como eu reclamo da falta de um café descente). É tipo e sabor de chá que não acaba mais, então o jeito é se misturar e se acostumar, café bom eu bebo no Brasil ;)


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quem coleciona caixa de cereal?

E pela primeira vez na vida eu vi caixa de cereal colecionável. Impressive, most impressive.


domingo, 31 de março de 2013

Ah, Maple Syrup

No Brasil temos vários tipos de comidas típicas. Churrasco, tapioca, acarajé, feijoada, por ai vai. O que de típico tem pra se comer no Canadá? Aparentemente, panquecas ou waffles com maple syrup, e ponto. Dá pra comprar panquecas prontas (a massa), misturar com água e pronto. Só colocar na frigideira e ta feito o negócio. Ai é só adicionar maple syrup e fica uma delicia. Vale a pena cuidar na hora de comprar o maple syrup. Existem várias marcas que fazem uma mistura com açucar, caramelo e etc (fica barato, mas até que ponto isso é maple syrup é discutível hehe). O bom mesmo é comprar o negócio puro, é um pouco mais caro, mas o sabor compensa ;)



sábado, 30 de março de 2013

Whyte Avenue

Um dos pontos mais conhecidos de Edmonton é a Whyte Avenue, ou Whyte Ave. Antes de falar dela, taí outra coisa legal da cidade, bem diferente da maioria das cidades do Brasil. As ruas e avenidas são numeradas sequencialmente. Fica muito fácil encontrar as coisas desse jeito. As avenidas ou ruas mais conhecidas acabam ganhando um nome, como é o caso da avenida 82, que o pessoal chama de Whyte.




A Whyte Ave se encontra com a Universidade de Alberta e segue por um longo caminho. Quanto mais você se afasta da universidade mais lojas, cafés e pubs você encontra. Perto da intersecção com a 104 St é fácil encontrar vários antiquarios e lojas de artigos usados. Várias lojas vendendo LPs (discos de vinil), CDs, DVDs e etc. É fácil encontrar lojas de instrumentos musicais, livrarias (book shops), farmácias, enfim, a variedade de comércio é grande nessa área. Outra coisa legal é a variedade de tipos e nacionalidades de comidas nessa região. O bairro em si é chamado Old Strathcona, um dos mais antigos da cidade (acho que o bairro era um distrito antigamente e foi incorporado à cidade de Edmonton). Vale a pena conhecer. Embora não exista nenhuma atração específica nessa região a Whyte Ave em si é uma boa atração. Dá pra gastar tranquilamente mais de um dia percorrendo as lojas, cafés, pubs e casas noturnas dessa área. Outra coisa legal é que essa região é tranquila, então você pode andar despreocupado, como em praticamente todas as áreas perto da universidade. Igualzinho ao Brasil.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Como vim parar em Edmonton?

Bom, eu não sou argentino. Nada contra, mas de fato sou brasileiro. Vim parar em Edmonton, Alberta, Canadá por causa do meu doutorado. Vim fazer o tão famoso Doutorado Sanduíche. Atualmente o governo brasileiro tem incentivado bastante essa prática, então acabei vindo para cá. Sou bolsista de doutorado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e consegui uma bolsa BEPE (Bolsa de Estágio e Pesquisa no Exterior). 

Uma das primeiras surpresas quando eu cheguei aqui na universidade (estou frequentando a Universidade de Alberta - U of A) foi ver a quantidade de estrangeiros na universidade. Muitos brasileiros, pessoal que veio com o programa Ciência sem Fronteiras, bolsas do CNPq, CAPES, etc. A maioria do pessoal aqui, pelo menos no departamento de Ciência de Computação parece ser de Iranianos. Um colega aqui até comentou que no ano que ele chegou 30% dos alunos de pós-graduação no departamento de computação eram Iranianos. 

Essa diversidade toda é legal por um lado. Não existe preconceito aqui, muita gente diferente, muitas culturas diferentes, você acaba aprendendo e descobrindo muitas coisas diferentes. Por outro lado, eu acho que até agora conheci só uns 2 ou 3 canadenses de fato. Vai entender. Como a maioria do pessoal tem o inglês como uma segunda lingua, todo mundo acaba se entendendo e conseguindo conversar, embora eu ache que esse não é o cenário ideal para quem quer melhorar ou aprimorar o inglês.

Eu criei esse blog para relatar minhas experiências em Edmonton. O blog meio que vai servir de recordação no futuro e quem sabe não ajuda alguém que esteja pensando em vir para esse fim de mundo, digo, Edmonton ;)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Diário de um Argentino em Toronto

Para inaugurar vai o diário de um argentino em Toronto (é uma piada, é claro).



Como dizem no Brasil, toda brincadeira tem um fundo de verdade. E de fato tem. A neve é bonitinha, coisa fofa! É, é sim, nos filmes é uma maravilha. Morar numa cidade com neve e frio o tempo inteiro não é tão divertido assim. Pra começar que a cidade fica suja com a neve. Exato. Pra que você não caia em toda esquina o pessoal da prefeitura joga areia e pedra por cima da neve para que exista um pouco de atrito para as pessoas caminharem. Outra coisa comum é esquentar um pouco e a neve derreter (não toda a neve, mas uma parte dela). Ah, maravilha. A cidade vira um rio de lama. Quando esfria de novo essa agua toda congela e vira gelo (não neve, gelo mesmo). Ai é uma delicia. A cada 100m um escorregão, porque todas as calçadas estão lisas... Quer morar no Canadá? É, pondere bem ;)

sábado, 9 de março de 2013

Cenas do Inverno

Cão simpático na Whyte Avenue.

cãozinho simpático na Whyte Ave.

Whyte avenue, você encontra de tudo.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Police!



Agora que eu me lembrei... 


Domingo, lá vou eu pra academia quando um carro da policia para ao meu lado...

- Olá tudo bem? De onde vc esta vindo?

- Casa

- Onde vc mora?

- XXXX rua XX, com XX

- Esta indo pra onde?

- Academia, universidade

- Ok, sua historia parece ok, acho que vc nao eh quem eu procuro, desculpe o transtorno, tenha um bom dia!

- Ok, bom dia pra vc tbm

Nessas horas eu me pergunto, isso eh canada ou brasil? Pq a abordagem aqui é identica a do brasil, só que nao. Aliás, eu tenho um bom histórico de ser abordado por polícia. Eu tenho lá toda essa cara de meliante? oO

O Canadá com suas viaturas de polícia modestas e mal equipadas. yeah, it's a mopar!

Jimmy Page Rules!

Jimmy Page Rules OK! The Golden God Knows!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cenas do Inverno

É jovem, não é fácil sair de casa no frio. Então é isso mesmo, muitas noites você fica em casa mesmo.

Edmonton 3am

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Banheiras da América do Norte



Mais um post da série "Banheiras da América do Norte". Toda vez que eu vejo esse tipo de carro eu me lembro dos filmes do Chevy Chase (foto abaixo). Acho que o nome do filme em que esse tipo de bólido aparecia era Ferias Frustradas, mas não tenho certeza. Enfim, um clássico da sessão da tarde.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Muito Além do Peso




Muito bom o documentário sobre o problema da obesidade infantil. O documentário pode ser baixado gratuitamente ou visto no youtube. Vale a pena!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

American Muscle Cars


Eu estava andando pela Whyte Avenue um domingo desses e vi uma banheira (banheira é pouco, é uma banheirona mesmo!). Parei e fui mais perto dar uma olhada no nome do carro, um Dodge Polara. Só pra constar a diferença, compare as fotos abaixo ;P

Dodge Polara Gringo

Dodge Polara Brasileiro

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma esmolinha pai?


Coisa linda que a mamãe mandou hoje! Papai da uma esmolinha!!! Vontade de apertar e sentir o bafinho dessa coisa peluda! Saudade das minhas gatinhas no Brasil, todas as 3 :)


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

My First Bike!


Agora me dei conta, hoje comprei minha primeira bicicleta! Não no Canadá, mas a primeira bicicleta de toda minha vida! A sensação é fenomenal, andar de bicicleta é muito bom. A sensação de andar no gelo, na neve é muito boa, da vontade de rir o tempo inteiro. Além disso, vou economizar meia hora por dia indo e voltando de bicicleta para a universidade. Comprei a bicicleta de um senhor de 78 anos, chamado Fred. Ele tinha comprado a bicicleta para andar em um parque perto de casa (espero ter essa energia aos 78 anos), mas teve um ataque cardiaco e disse que seus tornozelos não aguentavam mais para andar de bicicleta. Foi meio triste porque ele disse que se sentiu uma criança novamente quando andou com a bicicleta pela primeira vez (e única). Ta tão nova que ainda tem as "tetinhas" nos pneus. Muito legal!


Outra coisa legal aqui é que os ônibus tem espaço para bicicletas na frente. Você coloca sua bike, e no final retira ela numa boa. Pena que no Brasil ainda não temos essas facilidades.


O mais legal de tudo foi passar um tempo conversando com o Fred e a Barb. No final o Fred me olhou e disse para não se esquecer dele ("remember me, remember Fred Flintsone and you will not forget it").