Bom, eu não sou argentino. Nada contra, mas de fato sou brasileiro. Vim parar em Edmonton, Alberta, Canadá por causa do meu doutorado. Vim fazer o tão famoso Doutorado Sanduíche. Atualmente o governo brasileiro tem incentivado bastante essa prática, então acabei vindo para cá. Sou bolsista de doutorado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e consegui uma bolsa BEPE (Bolsa de Estágio e Pesquisa no Exterior).
Uma das primeiras surpresas quando eu cheguei aqui na universidade (estou frequentando a Universidade de Alberta - U of A) foi ver a quantidade de estrangeiros na universidade. Muitos brasileiros, pessoal que veio com o programa Ciência sem Fronteiras, bolsas do CNPq, CAPES, etc. A maioria do pessoal aqui, pelo menos no departamento de Ciência de Computação parece ser de Iranianos. Um colega aqui até comentou que no ano que ele chegou 30% dos alunos de pós-graduação no departamento de computação eram Iranianos.
Essa diversidade toda é legal por um lado. Não existe preconceito aqui, muita gente diferente, muitas culturas diferentes, você acaba aprendendo e descobrindo muitas coisas diferentes. Por outro lado, eu acho que até agora conheci só uns 2 ou 3 canadenses de fato. Vai entender. Como a maioria do pessoal tem o inglês como uma segunda lingua, todo mundo acaba se entendendo e conseguindo conversar, embora eu ache que esse não é o cenário ideal para quem quer melhorar ou aprimorar o inglês.
Eu criei esse blog para relatar minhas experiências em Edmonton. O blog meio que vai servir de recordação no futuro e quem sabe não ajuda alguém que esteja pensando em vir para esse fim de mundo, digo, Edmonton ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário