No Brasil temos vários tipos de comidas típicas. Churrasco, tapioca, acarajé, feijoada, por ai vai. O que de típico tem pra se comer no Canadá? Aparentemente, panquecas ou waffles com maple syrup, e ponto. Dá pra comprar panquecas prontas (a massa), misturar com água e pronto. Só colocar na frigideira e ta feito o negócio. Ai é só adicionar maple syrup e fica uma delicia. Vale a pena cuidar na hora de comprar o maple syrup. Existem várias marcas que fazem uma mistura com açucar, caramelo e etc (fica barato, mas até que ponto isso é maple syrup é discutível hehe). O bom mesmo é comprar o negócio puro, é um pouco mais caro, mas o sabor compensa ;)
What to do em Edmonton? O que fazer em Edmonton? Brasileiro morando em Edmonton? Aluno do Ciência sem Fronteiras? CNPq? BEPE? CAPES? FAPESP? Procurando algo pra fazer em Edmonton - Alberta - Canadá? Talvez esse blog te ajude!
domingo, 31 de março de 2013
sábado, 30 de março de 2013
Whyte Avenue
Um dos pontos mais conhecidos de Edmonton é a Whyte Avenue, ou Whyte Ave. Antes de falar dela, taí outra coisa legal da cidade, bem diferente da maioria das cidades do Brasil. As ruas e avenidas são numeradas sequencialmente. Fica muito fácil encontrar as coisas desse jeito. As avenidas ou ruas mais conhecidas acabam ganhando um nome, como é o caso da avenida 82, que o pessoal chama de Whyte.
A Whyte Ave se encontra com a Universidade de Alberta e segue por um longo caminho. Quanto mais você se afasta da universidade mais lojas, cafés e pubs você encontra. Perto da intersecção com a 104 St é fácil encontrar vários antiquarios e lojas de artigos usados. Várias lojas vendendo LPs (discos de vinil), CDs, DVDs e etc. É fácil encontrar lojas de instrumentos musicais, livrarias (book shops), farmácias, enfim, a variedade de comércio é grande nessa área. Outra coisa legal é a variedade de tipos e nacionalidades de comidas nessa região. O bairro em si é chamado Old Strathcona, um dos mais antigos da cidade (acho que o bairro era um distrito antigamente e foi incorporado à cidade de Edmonton). Vale a pena conhecer. Embora não exista nenhuma atração específica nessa região a Whyte Ave em si é uma boa atração. Dá pra gastar tranquilamente mais de um dia percorrendo as lojas, cafés, pubs e casas noturnas dessa área. Outra coisa legal é que essa região é tranquila, então você pode andar despreocupado, como em praticamente todas as áreas perto da universidade. Igualzinho ao Brasil.
Marcadores:
Antiquários,
Bares,
Cafés,
Edmonton,
Lojas,
Restaurantes
sexta-feira, 29 de março de 2013
Como vim parar em Edmonton?
Bom, eu não sou argentino. Nada contra, mas de fato sou brasileiro. Vim parar em Edmonton, Alberta, Canadá por causa do meu doutorado. Vim fazer o tão famoso Doutorado Sanduíche. Atualmente o governo brasileiro tem incentivado bastante essa prática, então acabei vindo para cá. Sou bolsista de doutorado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e consegui uma bolsa BEPE (Bolsa de Estágio e Pesquisa no Exterior).
Uma das primeiras surpresas quando eu cheguei aqui na universidade (estou frequentando a Universidade de Alberta - U of A) foi ver a quantidade de estrangeiros na universidade. Muitos brasileiros, pessoal que veio com o programa Ciência sem Fronteiras, bolsas do CNPq, CAPES, etc. A maioria do pessoal aqui, pelo menos no departamento de Ciência de Computação parece ser de Iranianos. Um colega aqui até comentou que no ano que ele chegou 30% dos alunos de pós-graduação no departamento de computação eram Iranianos.
Essa diversidade toda é legal por um lado. Não existe preconceito aqui, muita gente diferente, muitas culturas diferentes, você acaba aprendendo e descobrindo muitas coisas diferentes. Por outro lado, eu acho que até agora conheci só uns 2 ou 3 canadenses de fato. Vai entender. Como a maioria do pessoal tem o inglês como uma segunda lingua, todo mundo acaba se entendendo e conseguindo conversar, embora eu ache que esse não é o cenário ideal para quem quer melhorar ou aprimorar o inglês.
Eu criei esse blog para relatar minhas experiências em Edmonton. O blog meio que vai servir de recordação no futuro e quem sabe não ajuda alguém que esteja pensando em vir para esse fim de mundo, digo, Edmonton ;)
quinta-feira, 28 de março de 2013
Diário de um Argentino em Toronto
Para inaugurar vai o diário de um argentino em Toronto (é uma piada, é claro).
Como dizem no Brasil, toda brincadeira tem um fundo de verdade. E de fato tem. A neve é bonitinha, coisa fofa! É, é sim, nos filmes é uma maravilha. Morar numa cidade com neve e frio o tempo inteiro não é tão divertido assim. Pra começar que a cidade fica suja com a neve. Exato. Pra que você não caia em toda esquina o pessoal da prefeitura joga areia e pedra por cima da neve para que exista um pouco de atrito para as pessoas caminharem. Outra coisa comum é esquentar um pouco e a neve derreter (não toda a neve, mas uma parte dela). Ah, maravilha. A cidade vira um rio de lama. Quando esfria de novo essa agua toda congela e vira gelo (não neve, gelo mesmo). Ai é uma delicia. A cada 100m um escorregão, porque todas as calçadas estão lisas... Quer morar no Canadá? É, pondere bem ;)
Local:
Edmonton, AB, Canada
sábado, 9 de março de 2013
Cenas do Inverno
Cão simpático na Whyte Avenue.
cãozinho simpático na Whyte Ave. |
Whyte avenue, você encontra de tudo. |
Assinar:
Postagens (Atom)