What to do em Edmonton? O que fazer em Edmonton? Brasileiro morando em Edmonton? Aluno do Ciência sem Fronteiras? CNPq? BEPE? CAPES? FAPESP? Procurando algo pra fazer em Edmonton - Alberta - Canadá? Talvez esse blog te ajude!
domingo, 7 de abril de 2013
Hot Rod!
Hot Rod na Whyte Ave. Cool!
sábado, 6 de abril de 2013
Estática
Ai você ve aquele monte de neve, aquele monte de água na rua (é, um dia a neve derrete e fica tudo parecendo um rio) e pensa: "o lugar deve ser húmido", não? Não! Bom, se só eu pensei isso, desculpe minha ignorancia. Mas o fato é que Edmonton é uma cidade seca, muito seca. Húmidade aqui não existe. Ah, até pode ser que na rua e etc não seja tão seco. Mas dentro de casa? Aquecedores ligados 24h por dia e pronto, seco, tudo seco. É até engraçado a quantidade de choques que você leva de graça ao tocar em maçanetas, outras pessoas, ou coisas metálicas. Mas, com o tempo você acostuma. Outra cena engraçada acontece quando você tira as roupas da máquina de lavar...
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Edmonton Bicycle Commuters' Society
Uma coisa realmente interessante aqui em Edmonton é a Edmonton Bike Commuters' Society.
Da pra descrever o lugar como uma oficina de bicicletas comunitária onde você mesmo repara a sua bike! Fui lá a algum tempo atrás comprar uma garupa para a minha bicicleta (30 dólares em uma loja, lá achei uma usada por 5 dólares!). Os kras vendem várias peças, novas e usadas a preços muito baixos. A oficina é completa e você paga uma tarifa por hora para usar (se você for membro paga 2.5 CAD por hora para usar a oficina e todas as ferramentas). Realmente algo legal. Isso seria algo muito legal de se ter no Brasil, principalmente em São Carlos com um número grande de estudantes. A oficina em que eu fui é perto da Whyte Avenue (e também da Universidade de Alberta) como mostra o mapa ai embaixo. Tem mais uma oficina no centro, o mapa você acha no site da EBCS.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
William Wood Residence
Embora não seja uma cidade antiga (Edmonton começou a ser considerada uma cidade em 08 de outubro de 1904, de acordo com a wikipedia) Edmonton possui alguns lugares históricos. Se você não prestar atenção pode nem se dar conta. Um exemplo disso é a William Wood Residence ou William Wood House localizada na 106 St proximo com a 74 Ave. Embora não tenha nada de muito especial e pareça uma casa normal, ela possui uma pequena plaqueta do lado de fora que descreve a residência como uma casa antiga e conservada da região que demonstra o estilo de construção predominante na época em que o bairro surgiu (Queen Alexandra). Se você andar por Old Strathcona ou mesmo perto da universidade e prestar atenção vai perceber que várias casas ou construções possuem placas parecidas. Algumas histórias são realmente interessantes ;)
A casa em si, com a placa na frente da cerca. |
A placa que eu disse, em frente a casa. |
Ah Canadians, vai entender. |
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Edmonton Public Library (EPL)
Uma das coisas legais aqui em Edmonton se chama EPL! A Edmonton Public Library é realmente uma biblioteca fenomenal. Você paga uma tarifa de 12 CAD por ano (se você tiver o OneCard da Universidade de Alberta sai de grátis, na faixa, 0800 mesmo). Mas por que ter um cartão de biblioteca? Ah meu amigo, ai começam as diferenças e sutilezas (nem tanto) com relação as bibliotecas do Brasil. São mais de 10 branches (filiais) da biblioteca espalhadas pela cidade (eu frequento a Strathcona Branch). Mas e se um livro que eu quiser estiver em outra biblioteca do outro lado da cidade? Simples, você solicita ele pelo sistema, diz em qual biblioteca quer pegar e eles providenciam pra você. Quanto o item estiver disponível na sua branch de preferência eles te mandam um email avisando e você vai buscar. Maravilha!
Frente da Strathcona Branch |
Ai você fala, ok, mas eu nem leio tanto assim. Ah camarada, você assiste filmes? Escuta música? Gosta de documentários? Pois é, eles tem TUDO isso! Você pode alugar (empresar na verdade, porque não há custo nenhum) filmes por uma semana, renovar e etc. Enfim, locadora em Edmonton, pra que? Você tem a EPL. Eles ainda tem ebooks (eles até emprestam um ereader pra você), audiobooks, enfim, vale muito a pena conferir. Eu achei legal a experiência de voltar a olhar as prateleiras e descobrir filmes e livros, pegar, cheirar, olhar e levar pra casa. Torrents, P2P, downloads ilegais? De verdade, com a seleção que essa biblioteca oferece, você não vai precisar baixar nada enquanto estiver em Edmonton.
Marcadores:
Biblioteca,
Edmonton,
Edmonton Public Library,
EPL,
Filmes,
Livros
terça-feira, 2 de abril de 2013
Café, pra que Café?
Ah, café. Em qualquer canto que você vá no Brasil tem sempre um cafézinho lhe esperando. De "grátis", na faixa, maravilha. Por mais que a qualidade não seja tão boa, ainda é café. Se você espera beber o mesmo tipo de café no Canadá é melhor desistir da idéia. Café aqui é caro amigo. Starbucks? HAHA! Você paga no minimo 3 dólares por um chafé, isso mesmo, aquele chafézão que no Brasil ninguém quer. Existem alternativas mais baratas. Se você for ao Tim Hortons, por exemplo, encontra chafés a preços módicos, mas ainda é chafé. Se não pode com eles, junte-se a eles, certo?
Pois bem, pelo menos as alternativas no que se diz respeito a chás não deixam a desejar por aqui. Enquanto isso, um canadense que for ao Brasil irá encontrar somente o nosso popular chá mate (e provavelmente vai reclamar a respeito da falta de diversidade de chás assim como eu reclamo da falta de um café descente). É tipo e sabor de chá que não acaba mais, então o jeito é se misturar e se acostumar, café bom eu bebo no Brasil ;)
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)